NOTÍCIAS

 

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA JOVENS  TEVE INÍCIO  EM GUAPIARA

No último dia 11 de outubro, no Centro de Produção Artesanal de Guapiara teve início o curso de capacitação para os jovens em busca do primeiro emprego.

Paralelamente ocorreu a reunião inaugural do Time de Emprego, onde a prefeita Pixa Pássaro, a secretária de Promoção Social Noemi, vereador Edson Bagre estiveram presenteando os alunos com o kit do curso.

O curso é conduzido pelos facilitadores Gerson e Thais que vêm dedicando uma atenção especial aos alunos.

“Vale lembrar que essa é a primeira turma do Time de Emprego, em breve haverá novas inscrições”, destacou a prefeita Pixa Pássaro.

Os interessados precisam deixar o nome com Gerson na Secretaria de Promoção e Assistência Social.

O Time do Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, de orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho.

A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo. Eles se reúnem uma ou duas vezes por semana, durante três horas.

“Os participantes de um Time do Emprego são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecerem a si mesmos, reconhecerem suas habilidades e competências, além de também serem incentivados a desenvolver o empreendedorismo”, explicam os facilitadores do programa.

Segundo os facilitadores, o que se aprende nos encontros é algo para a vida toda. “Temos um papel social importantíssimo, atendemos os trabalhadores no momento que mais precisam de ajuda – quando estão desempregados, com baixa autoestima e fragilizados. Vamos ao encontro da população com alta vulnerabilidade social para que se reconheçam e descubram suas habilidades e potencial, mas longe de um viés assistencialista. O Programa Time do Emprego se propõe a solidarizar nestes momentos de transitoriedade para que conquistem um lugar no mundo e no mercado de trabalho, adquirindo conhecimentos e autoconfiança que os acompanharão muito além do universo profissional”, declararam Gerson e Thaís.
http://www.oexpresso.com.br

FEIRA DO PRODUTOR TRAZ  ALIMENTOS FRESCOS E DE QUALIDADE PARA O CONSUMIDOR

No último dia 10 de outubro mais um importante projeto teve início em Guapiara através da parceria da Prefeitura Municipal e SENAR.

A Feira do Produtor Rural trouxe produtos frescos diretamente para o consumidor por um preço acessível.

Pessoas que estiveram comprando produtos na feira elogiaram o atendimento, a qualidade dos produtos e também os preços.

“Neste momento da economia é preciso cada vez mais comprar barato e com qualidade. Os produtos da nossa terra são de alta qualidade e com certeza estamos fomentando a agricultura familiar com essa ação”, destacou o vice-prefeito João Carlos Menk que acompanhou a prefeita Pixa Pássaro e o vereador Juninho Sabino durante visita as bancas da feira.

“Parabéns aos produtores pela dedicação e trabalho nesses meses todos para oferecer o melhor à população. A equipe da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo teve uma grande atuação na preparação da feira que está muito bem organizada”, destacou a prefeita Pixa Pássaro.

De acordo com o SENAR, o objetivo do Programa Feira do Produtor Rural é preparar o pequeno produtor rural para comercializar sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor à propriedade rural.

A capacitação foi dividida por módulos que discutiram normas e procedimentos para a organização do ambiente de uma feira e a venda de produtos.

“A capacitação tratou sobre a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como o planejamento da produção, as técnicas de comercialização, exposição de produtos e gestão de negócios”, explicou o SENAR.